Por que a manutenção do peso é tão desafiadora?

Liti Saúde
2 min readJun 3, 2022

A perda de peso pode ser alcançada de várias formas, mas a sua manutenção a longo prazo costuma ser mais desafiadora. Vamos entender mais:

Por que isso acontece?

Por conta de uma série de fatores, como as interações entre nossa biologia, comportamento e o ambiente. O aumento da prevalência de obesidade nas últimas décadas foi refletido pela industrialização do sistema alimentar, envolvendo o aumento da produção e comercialização de alimentos baratos e altamente processados. Esses alimentos são tipicamente mais densos em calorias e muito menos nutritivos do que os alimentos não processados, como frutas, vegetais e peixes. As opções processadas também acabaram se tornando progressivamente mais baratas: menos pessoas preparam as refeições em casa. Além disso, mudanças no ambiente tornaram ainda mais desafiador estar ativo ao longo do dia. Juntas, essas mudanças nos ambientes alimentares e de atividade física tendem a levar os indivíduos ao aumento da ingestão, diminuição da atividade e, consequentemente: ao ganho de peso.

Benefícios de longo prazo requerem atenção a longo prazo

E já que o desafio se encontra em uma série de fatores, as mudanças exigem uma atenção contínua. Diversos estudos mostram que a interação contínua com os prestadores de cuidados de saúde ou em ambientes de grupo melhora significativamente a manutenção do peso e os desfechos a longo prazo.

O tratamento da obesidade requer atenção clínica contínua e aconselhamento específico para manutenção do peso para apoiar comportamentos saudáveis ​​sustentáveis e regulação positiva do peso.

Conta com a Liti para ter todo o suporte necessário nessa jornada.

Referência: National Library Of Medicine

--

--

Liti Saúde

Saúde que dá para sentir na pele e medir no laboratório. Descubra a Liti. www.litisaude.com.br